Tecnologia de vestir: Oculus VR


   Oculus Rift é um equipamento de realidade virtual desenvolvido principalmente para jogos eletrônicos, mas, já temos o uso do Oculus na seção de filmes e vídeos da internet. Basicamente, é um sistema visual do tipo Head-mounted display. O projeto está sendo desenvolvido pela Oculus VR que conseguiu 91 milhões de dólares de investidores, sendo que 2,4 milhões de dólares foram levantados pelo site Kickstarter. A companhia foi fundada por Palmer Luckey e os coofundadores da Scaleform Brendan Iribe, Michael Antonov e Nate Mitchell, depois o coofundador da Id Software John Carmack foi contratado como Diretor Técnico. No dia 25 de março de 2014, a empresa foi comprada pela Facebook, tendo anunciado que manteriam o foco em desenvolver o mesmo tipo de produtos.

Requisitos Mínimos

Segundo o site oficial da Oculus os requisitos mínimos para jogar no PC usando o Oculus Rift, são:


Video Card   -   NVIDIA GTX 970 / AMD R9 290 equivalent or greater

CPU   -   Intel i5-4590 equivalent or greater

Memory   -   8GB+ RAM

Video Output   -   Compatible HDMI 1.3 video output

USB Ports   -  3x USB 3.0 ports plus 1x USB 2.0 port

OS   -   Windows 7 SP1 64 bit or newer


   Mas, com o grande sucesso dessa nova tecnologia, as empresas de jogos e tecnologia começaram a produzir vários modelos assim criando uma grande enxurrada de dispositivos VR de 2014 até os dias atuais. Com uma grande variedade de modelos e o maior número de aplicações que aparecem a cada dia mostram que esse equipamento é o "futuro" dos jogos deixando assim de ser uma tendência para ser uma realidade. Confira logo abaixo uma seleção com alguns óculos de realidade virtual em alta no mercado.

Oculus Rift


   A Oculus VR abriu uma campanha no Kickstarter no ano de 2012 para financiar o seu projeto em realidade virtual, batizado de Oculus Rift, que acabou sendo um dos precursores nessa nova onda de VR. Como citado no inicio do post esse projeto foi comprado pelo facebook por US$ 2 bilhões.


Samsung Gear VR


   Com os óculos de realidade virtual invadindo diversos segmentos do mercado de eletrônicos, a Samsung não poderia ficar de fora. A companhia sul-coreana investiu na criação do Gear VR, que teve suas vendas iniciadas em dezembro de 2014 por US$ 199, sendo compatível apenas com os portáteis mais modernos da marca, como o Galaxy Note 4. Recentemente, foi anunciada uma segunda versão do Gear VR compatível com o Galaxy S6.

Microsoft HoloLens


   A Microsoft quis ir além da realidade virtual e no começo deste ano anunciou o HoloLens, óculos que combinam ainda as tecnologias de realidade aumentada e de holografia. Ele funciona como um verdadeiro computador holográfico e possui elementos de um desses, incluindo CPU, GPU e processador holográfico.



Project Morpheus


   Em março do ano passado, a Sony aproveitou a Game Developers Conference para anunciar o Project Morpheus, os seus óculos de realidade virtual que deverão se tornar um acessório do PlayStation 4 e os consoles sucessores da marca. De acordo com a empresa, o equipamento está em desenvolvimento desde 2010.




4 comentários

Clique aqui para comentários
joao
admin
5 de outubro de 2016 às 16:32 ×

Deve ser incrível jogar vídeo game e ter a "sensação real" das cenas. Imagine sentir com mais profundidade como é dirigir uma F1 ou até mesmo um jogador no campo de futebol. Espero que a realidade virtual não só fique restrita aos games, mas também a internet, salas de cinema e quem sabe em outros ramos. É esperar para ver!

Responder
avatar
6 de outubro de 2016 às 09:51 ×

Esse HoloLens é incrível, uma união entre Glass e Kinect, antes dele já existia o projeto Meta, inclusive da pra comprar um Meta por uns 400 dólares e já sentir o gostinho da realidade virtual.

Responder
avatar
6 de outubro de 2016 às 12:21 ×

acho que a realidade virtual será a nova tendencia para vários tipos de entretenimento, seja para os videos games(um exemplo é o playstation VR), como até mesmo para a pornografia, que por sua vez tem feito bastante sucesso, e acho que também podemos esperar algo para os cinemas, enfim só nos resta esperar o preço desses "brinquedinhos" abaixarem, porque 400 e 500 dólares já é um preço proibitivo, imagina quando vir para o Brasil...kk

Responder
avatar
Unknown
admin
6 de outubro de 2016 às 14:47 ×

Descobri o projeto do Oculus Rift logo depois de ter assistido o anime Sword Art Online, em que utilizam oculos do tipo. Achei incrível. Desde então não consigo jogar Skyrim ou Halo sem imaginar como seria a experiência em VR

Responder
avatar
Obrigado pelo seu comentário