A Arquitetura de von Neumann (de John von Neumann, pronunciado Nóimánn) é uma arquitetura de computador idealizada no final dos anos 40, a partir do pós guerra, no qual se procurava empregar novos meios de decodificação de dados, que se caracteriza pela possibilidade de uma máquina digital armazenar seus programas no mesmo espaço de memória que os dados, podendo assim manipular tais programas. Esta arquitetura é um projeto modelo de um computador digital de programa armazenado que utiliza uma unidade de processamento (CPU) e uma de armazenamento ("memória") para comportar, respectivamente, instruções e dados.
De acordo com tal modelo, reúne os seguintes componentes:
- Uma memória
- Uma unidade aritmética e lógica (ALU)
- Uma unidade central de processamento (CPU), composta por diversos registradores, e
- Uma Unidade de Controle (CU), cuja função é a mesma da tabela de controle da Máquina de Turing universal: buscar um programa na memória, instrução por instrução, e executá-lo sobre os dados de entrada.
Junto com tal modelo, foi projetado também a forma como os dados se manipulariam dentro de tal arquitetura proposta por Neumann, sendo apelidada também por seu nome como Ciclo de Von Neumann.
Os equipamentos conforme foram surgindo como as placas de vídeos, de captura, monitor ,teclados,etc são denominados como periféricos. A GPU, sendo um caso a parte como uma forma de processamento paralelo, possuindo muitas vezes uma unidade de processamento e uma memória de médio processamento conhecida como VRAM (Memória de Acesso Randômico de Vídeo).
Fontes: Wikipédia, Google Images
Fontes: Wikipédia, Google Images
Conversão Conversão Emoticon Emoticon